Os Partidos políticos desempenham um papel fundamental nas democracias representativas.
Em Portugal, existem cerca de 322.000 militantes divididos pelos cinco partidos mais representativos no nosso país, o PSD, o PS, o PCP, o CDS e o BE, respectivamente por ordem de grandeza.
De acordo com o art.º 10º da Constituição da Republica Portuguesa, o Povo exerce o poder político através do sufrágio universal, igual, directo, secreto e periódico, ou seja, o voto nas urnas, considerando as candidaturas apresentadas pelos partidos políticos.
De facto, o n.º 2 do mesmo artigo, atribui aos partidos a organização e a expressão da vontade popular, respeitando a independência e a unidade do Estado e da democracia política, neste sentido, urge uma maior participação dos cidadãos deste país, participando activamente no seio dos partidos políticos, melhorando em quantidade e qualidade, traduzido em melhores candidatos aquando do processo eleitoral.
Assim, cabe aos partidos uma maior abertura à população, mas também, incentivando e recrutando mais cidadão para o seu interior.
Por último, exige-se uma maior participação da população nas diversas eleições, só assim, os Partidos Políticos desempenharão um papel fundamental nas Democracias representativas.

Sem comentários:
Enviar um comentário