terça-feira, 16 de setembro de 2008

Como será amanhã??!!

Mais uma vitima da crise do mercado de capitais ligada ao conhecido subprime, a Lehman Brothers, ou seja, o 4º maior banco dos E.U.A., um banco que teve o seu inicio em 1844, pela mão de Henry Lehman.
Esta situação fez-me lembrar uma vendedora que me contactou à cerca de dois anos com o intuito de vender um seguro de vida, saúde e simultaneamente de poupança, o chamado três em um. Entre outros argumentos referia a posição da instituição como uma das maiores dos E.U.A. e consequentemente do mundo, referindo que se tratava de um investimento seguro e que era praticamente impossível um cenário de escassez de liquidez ou mesmo alguma hipotética situação de falência, concluindo, um investimento seguríssimo sem qualquer tipo de risco agregado.
Ora, volvidos dois anos, a empresa perdeu 71% do seu valor e encontra-se à beira da insolvência, fruto da actual crise. Em Portugal, existe uma carteira de cerca de 40 000 apólices desse grupo financeiro, que certamente preocupa os seus subscritores.

Morreu David Foster Wallace um dos maiores escritores do nosso tempo, suicidou-se com 46 anos de idade, deixando várias notas sobre o seu intuito, embora só agora se compreenda essas mensagens, "Esse velho cliché sobre a mente ser um excelente servo mas um terrível senhor....não é de todo uma coincidência que os adultos que se suicidam com uma arma de fogo disparam sempre para o mesmo sítio: a cabeça. Disparam contra o terrível Senhor. E a verdade é que a maioria desses suicidas já estão mortos muito tempo antes de puxarem o gatilho". Será?

domingo, 7 de setembro de 2008

CARRO NOVO



Por diversos motivos, nunca comprei carro novo, mas, lembro-me sempre do cheiro que as viaturas novas emanam.
Soube à poucos dias da existência do Marketing olfactivo, e que o cheiro a carro novo, trata-se afinal de um aroma artificial, criado em laboratório, que dura cerca de seis semanas, senão os carros novas apenas cheiravam a tinta e a metal.
Cada um de nós distingue cerca de 10 mil aromas, que nos podem influenciar até 75% nas decisões que tomamos diariamente, daí a importância do Marketing Sensorial.
Acabo com outro exemplo, o cheiro a pão fresco, pode ser espalhado através do sistema de ventilação do supermercado, levando as pessoas a decidirem-se pela sua compra.